Já sou Fundação Torino - Acesso Exclusivo

Conheça todas as etapas do nosso Processo de Admissão de novos alunos.

1

Inscrição

A jornada do seu filho aqui na Fundação Torino começa no Processo de Admissão. Para inscrevê-lo, basta preencher um formulário com informações básicas de identificação. Você também é nosso convidado para visitar a Escola e conhecer de perto nosso o espaço físico e nossa proposta pedagógica.

Podem participar do Processo de Admissão da Fundação Torino alunos que estejam cursando entre o 1º e o 8º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a disponibilidade de vagas da Escola.

Para ingressar na Educação Infantil não existe processo de admissão, apenas análise da disponibilidade de vagas.

2

Sondagem

Para conhecer as competências desejáveis e avaliar espontaneidade, criatividade, comportamento atitudinal, criticidade e conhecimentos gerais, realizamos atividades linguísticas objetivas relacionadas ao conhecimento das línguas portuguesa e inglesa, além de atividades de matemática. Todas compatíveis com a idade e grau de escolaridade do seu filho.

Para completar a sondagem, fazemos a análise do último boletim emitido pela escola atual e uma entrevista individual com o Serviço de Psicologia Educacional da Fundação Torino.

3

Resultados

Após a realização completa das atividades de sondagem, os resultados são divulgados pela Secretaria Escolar e o seu filho será classificado pela nossa equipe pedagógica como apto ou inapto a ingressar na Fundação Torino.

4

P.I.E.

O PIE - Processo de Integração Escolar é um curso projetado especificamente para os alunos aprovados no processo de admissão da Fundação Torino. Além de um curso de imersão na língua italiana, o PIE conta também com disciplinas da matriz curricular brasileira.

O objetivo é integrar o aluno ao ambiente escolar, promovendo sua interação com o novo grupo de colegas e garantindo uma adaptação tranquila e processual à nossa filosofia e metodologia de ensino.

O PIE é realizado de fevereiro a junho. A partir de agosto, os alunos que participaram do processo de integração são inseridos nas respectivas séries regulares, iniciando o ano letivo da Fundação Torino. Nosso ano letivo vai de agosto a junho, vigência que será praticada nos anos subsequentes da vida escolar do aluno.

Formulário de Inscrição

Este é o primeiro passo para o ingresso na Fundação Torino. Após preencher e enviar este formulário digital, você receberá nosso retorno para marcarmos uma visita à Escola.

Candidato
Responsável

Depoimentos

Perguntas Frequentes


Sobre o processo de admissão
Uma das etapas do processo de admissão é constituída de avaliações escritas  de Português, Inglês e Matemática. Os outros idiomas, principalmente o italiano, serão ensinados durante as aulas, de acordo com o nível e a faixa etária dos alunos.
Não, a Fundação Torino é aberta a todos os interessados, independente da nacionalidade do aluno.
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição que se encontra no site. O setor responsável retornará com as informações necessárias e possível agendamento de visita à Escola. A inscrição será aceita para a série subsequente àquela que o aluno está cursando no corrente ano.
Para a educação infantil e a 1ª série do Ensino Fundamental, os alunos terão entrada direta, conforme a disponibilidade de vagas. Para o ingresso da 2ª à 9ª série do Ensino Fundamental, os candidatos passam por um processo de admissão  constituído de duas etapas: entrevista e avaliações escritas envolvendo as disciplinas de Português, Inglês e Matemática. Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá ser aprovado no processo de admissão.
Sobre presença internacional
O diploma de conclusão do Ensino Médio na Fundação Torino, além de ser válido no Brasil, é aceito em qualquer lugar do mundo. Temos ex-alunos cursando universidades no Japão, nos EUA, no Canadá, na Itália, na Alemanha e em outros países.
Não, a experiência do intercâmbio é opcional. O aluno tem várias formas de conviver com a cultura: na própria Fundação Torino, em contato com alunos e professores de várias nacionalidades, por meio de viagens para o exterior, na Scuola Elementare e Superiore, ou através do intercâmbio. Todas são enriquecedoras e acompanhadas pela escola.
Sobre Mensalidades
A mensalidade varia de acordo com o nível escolar e a carga horária. Para obter esclarecimentos sobre bolsas, convênios e descontos, entre em contato conosco.
Sobre Educação
A Fundação Torino prepara o aluno para a vida, independentemente de sua escolha. Sendo assim, ele estará apto para fazer as provas do ENEM, prestar vestibular em qualquer faculdade brasileira ou se inscrever em processos de admissão para universidades europeias e americanas.
Assim como outras escolas internacionais, a Fundação Torino segue o modelo de calendário boreal adotado em países da Europa e da América do Norte: o ano letivo inicia-se em agosto e termina em junho do ano seguinte. Esse calendário favorece a entrada de novos alunos brasileiros, pois temos cinco meses para prepará-los para acompanharem as aulas em italiano e para o novo contexto escolar internacional.
Não, o aluno transferido de qualquer outra escola que adote o calendário austral (ano letivo de janeiro a dezembro) cursa conosco o PIE, Processo de Integração Escolar, que vai de fevereiro a junho, tempo em que o aluno novato é preparado para o novo contexto educacional. Além de um intensivo de italiano, o aluno cursa outras disciplinas da grade curricular para nivelamento de conteúdos. Assim, ao iniciar o ano letivo em agosto, o aluno tem plenas condições de acompanhar as aulas e alcançar os seus melhores resultados.
CTA 1

Será um prazer abrir as portas do mundo para o seu filho

Entre em contato e vamos conversar

CTA 2

Uma escola internacional para abrir os horizontes do seu filho

Conheça nossa proposta de formação educacional