Biblioteca

Biblioteca Dante Alighieri é um espaço destinado ao acesso e produção da informação, troca de experiências, aquisição da cultura e conhecimento. São produtos e serviços preparados para atender alunos, professores, funcionários, pais dos alunos, ex alunos, comunidade em geral.

O acervo é composto por obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, abordando diversos assuntos e formatos, que são selecionadas previamente a fim de atender ao projeto pedagógico da escola e à faixa etária de seu público. A atualização do acervo ocorre constantemente com a aquisição de novidades que o mercado lança nas áreas infantil, juvenil, pedagógica e educacional.

Para a organização utiliza-se o código de cores, proporcionado a melhor visualização na localização das obras.

O espaço físico é composto pelas seguintes áreas:

• Sala de estudo individual – composta por cabines individuais, o cliente tem um ambiente confortável para a execução das atividades escolares.
  • Sala de estudo coletivo – destinado ao trabalho em grupo.
  • Sala de literatura infantil – destinada aos alunos da Educação Infantil, neste espaço são contadas histórias, os alunos fazem a seleção dos livros que desejam levar como empréstimo e trocam informações entre si sobre as obras que já leram. A seleção das obras é supervisionada é orientada pela Maestra e pela Bibliotecária.
  • Sala Carpe Diem – destinada à edição do periódico Carpe Diem
  • Sala para os clientes externos – é um espaço para estudo e pesquisa de acordo com as regras previstas em regulamento.

– destinada aos pais dos alunos, alunos do Curso de Línguas e convidados a partir de 13 de abril de 2016.

destinada a comunidade em geral a partir de 01 de agosto de 2016.

A equipe é formada por profissionais integrados à dinâmica escolar, preparados para orientar os clientes em suas pesquisas e na seleção de obras para leitura, informando-os sobre qual tipo de literatura é indicada para seu perfil e faixa etária, respeitando as diferenças, gostos individuais e a linha pedagógica adotada pela escola.

As normas para empréstimos e outros serviços se encontram no Regulamento da Biblioteca nos idiomas  italiano e português.

A Biblioteca  funciona de segunda a sexta- feira no horário de 07h30 às 17h45.

Entre em contato conosco através do e-mail biblioteca@fundacaotorino.com.br ou ligue para 3289-4237.

Prêmio Jabuti anuncia finalistas de 2017

Na categoria romance, apenas uma editora emplacou sete dos dez selecionados

POR O GLOBO 03/10/2017 20:13 / atualizado 04/10/2017 0:28

Principal premiação literária do país, o Prêmio Jabuti divulgou nesta terça-feira a lista dos seus primeiros finalistas.

Entre os selecionados da principal categoria, romances, estão:

– “Descobri que estava morto” (Tusquets), de João Paulo Cuenca

– “A tradutora” (Record), de Cristovão Tezza

– “Simpatia pelo demônio” (Companhia das Letras), de Bernardo Carvalho

– “Machado” (Companhia das Letras), de Silviano Santiago

– “Tristorosa”, de Eugen Weiss

– “Soy loco por ti America” (Companhia das Letras), de Javier Arancibia Contreras

– “Outros cantos” (Companhia das Letras), de Maria Valéria Rezende

– “O marechal de costas” (Companhia das Letras), de José Luiz Passos

– “O tribunal da quinta-feira” (Companhia das Letras), de Michel Laub

– Concorre ainda “Como se estivéssemos em palimpsesto de putas” (Companhia das Letras), de Elvira Vigna, morta em julho.

Assim como aconteceu com os finalistas do Prêmio Oceanos, anunciados em setembro, o grupo Companhia das Letras domina a categoria, com sete dos dez livros escolhidos.

A novidade deste ano é a adição de duas categorias às 27 já existentes:história em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior. No ano passado, representantes do mundo da HQ haviam feito campanha para que a categoria entrasse no Jabuti. Concorrem “Hinário nacional” (Veneta), de Marcelo Quintanilha, e “Quadrinhos dos anos 10″(Companhia das Letras), de André Dahmer (quadrinista do jornal O GLOBO), entre outros.

Já a categoria livro brasileiro publicado no exterior contempla livros de autor(es) brasileiro(s) nato(s)/naturalizado(s) publicados no exterior em qualquer gênero, ficção ou não ficção. Raduan Nassar concorre com dois livros: “A cup of rage” e “Ancient tilage” (tradução, respectivamente, para o inglês de seus “Copo de cólera” e “Lavoura arcaica”).

INFANTIL DIGITAL

Na categoria infantil digital, os colunistas do GLOBO Luis Fernando Verissimo (com Willian Santiago) e Adriana Carranca (com Brunna Mancuso) concorrem ao lado de Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, Fernanda Takai e Ina Carolina, Antonio Prata e Caio Bucaretchil, com “Kidsbook Itaú criança”. Eles disputam com as obras “Monstros do cinema”, de Augusto Massi e Daniel Kondo; “Nautilus – Baseado na obra original de Jules Verne: Vinte mil léguas submarinas”, de Maurício Boff; “O negrinho do pastoreio: ;ivro animado”, de Alexandre Giaparelli Colombo; “Poemas de brinquedo”, de Álvaro Andrade Garcia; e “Quanto bumbum!”, de Isabel Malzoni (texto) e Cecilia Esteves (arte).

A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. Os primeiros colocados de todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; também os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharão o troféu. Neste dia serão revelados, ainda, os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não ficção, que serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/premio-jabuti-anuncia-finalistas-de-2017-21904752

Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/premio-jabuti-anuncia-finalistas-de-2017-21904752#ixzz4ujnd99KW
stest