Biblioteca

 

Biblioteca Dante Alighieri é um espaço destinado ao acesso e produção da informação, troca de experiências, aquisição da cultura e conhecimento. São produtos e serviços preparados para atender alunos, professores, funcionários, pais dos alunos, ex alunos, comunidade em geral.

O acervo é composto por obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, abordando diversos assuntos e formatos, que são selecionadas previamente a fim de atender ao projeto pedagógico da escola e à faixa etária de seu público. A atualização do acervo ocorre constantemente com a aquisição de novidades que o mercado lança nas áreas infantil, juvenil, pedagógica e educacional.

Para a organização utiliza-se o código de cores, proporcionado a melhor visualização na localização das obras.

O espaço físico é composto pelas seguintes áreas:

  • Sala de estudo individual – composta por cabines individuais, o cliente tem um ambiente confortável para a execução das atividades escolares.
  • Sala de estudo coletivo – destinado ao trabalho em grupo.
  • Sala de literatura infantil – destinada aos alunos da Educação Infantil, neste espaço são contadas histórias, os alunos fazem a seleção dos livros que desejam levar como empréstimo e trocam informações entre si sobre as obras que já leram. A seleção das obras é supervisionada é orientada pela Maestra e pela Bibliotecária.
  • Sala Carpe Diem – destinada à edição do periódico Carpe Diem
  • Sala para os clientes externos – é um espaço para estudo e pesquisa de acordo com as regras previstas em regulamento.

– destinada aos pais dos alunos, alunos do Curso de Línguas e convidados a partir de 13 de abril de 2016.

 destinada a comunidade em geral a partir de 01 de agosto de 2016.

A equipe é formada por profissionais integrados à dinâmica escolar, preparados para orientar os clientes em suas pesquisas e na seleção de obras para leitura, informando-os sobre qual tipo de literatura é indicada para seu perfil e faixa etária, respeitando as diferenças, gostos individuais e a linha pedagógica adotada pela escola.

As normas para empréstimos e outros serviços se encontram no Regulamento da Biblioteca nos idiomas  italiano e português.

A Biblioteca  funciona de segunda a sexta- feira no horário de 07h30 às 17h45.

Entre em contato conosco através do e-mail biblioteca@fundacaotorino.com.br ou ligue para 3289-4237.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imperdível: Matheus Nachtergaele faz temporada de monólogo em BH

Texto: Carolina Braga

Crédito: Marco Herne

 

 

 

Assim que o agito de carnaval chegar ao fim a agenda teatral de Belo Horizonte volta a tomar fôlego e em grande estilo. Matheus Nachtergaele faz temporada do monólogo Processo cons(c)erto do desejo no Centro Cultural Banco do Brasil. O espetáculo estreou em 2015 e desde então o ator planeja uma temporada na capital mineira. Matheus não queria fazer um simples fim de semana.

O espetáculo em questão é muito especial para ele. Matheus encena poemas escritos pela mãe, Maria Cecília Nachtergaele. São 30 textos guardados durante anos e anos até ele ter coragem e preparo para transformá-los em arte.

Maria Cecília se matou quando Matheus tinha três meses. A causa da morte foi mantida em segredo durante muitos anos, até que na adolescência o pai o convidou para uma conversa séria. Contou toda a verdade e, de presente, os escritos da mãe. Ficaram guardados até renascer como teatro.

Os versos de Maria Cecília falam de amor, de afeto, de rotina, de vazios, de medo. Ela era feminista. Sensível. Intensa. O filho, agora arauto das palavras dela, vive na ficção uma mulher à frente do tempo dela.

No ano passado Matheus Nachtergaele encenou a peça dentro da igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes. Foi quando vi. Naquele espaço Processo de cons(c)erto do desejo ganhou ares de liturgia. “É o compartilhamento de uma melancolia sincera”, escrevi na época para o Estado de Minas.

Crédito: Thyago Andrade/ Tiradentes Em Cena

 

 

A dramaturgia da peça alterna os versos de Maria Cecília com o processo de conserto do desejo do próprio Matheus. É ele, enquanto personagem e intérprete, quem fala sobre vazio, sobre falta.

Processo de cons(c)erto do desejo é uma montagem muito simples. O ator é acompanhado de dois músicos. O cenário tem uma placa espelhada, uma cadeira, um vestido e tintas amarelas. Com eles elementos Matheus é narrador, ator e filho. O resultado é bem emocionante.

Pela atuação nesta montagem Nachtergaele foi indicado ao 4º Prêmio Cesgranrio de Teatro e ao Prêmio Shell 2016.

SERVIÇO

Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele

De 02 a 27 de março de 2017, de quinta a segunda, às 20h. Teatro I – CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG), (31) 3431-9400. R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada).

Fonte:  http://culturadoria.com.br/matheus-nachtergaele-monologo/