Já sou Fundação Torino - Acesso Exclusivo

Currículo internacional que abre as portas para o mundo.

Na Fundação Torino, a proposta didático-pedagógica segue as orientações e exigências tanto do Ministério da Educação do Brasil quanto do Ministério da Educação da Itália. Por isso, nossos alunos são preparados para darem continuidade aos seus estudos tanto no Brasil quanto no exterior, com o melhor de um currículo internacional que os coloca em posição privilegiada para acessar as melhores universidades também fora da Europa, em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Ao final do Ensino Médio, os alunos aprovados recebem, além da certificação brasileira, um diploma italiano que permite a matrícula em universidades dos países integrantes da União Europeia, com os mesmos direitos de um aluno italiano.

Por sermos uma escola internacional, adotamos o calendário boreal: o ano letivo inicia-se em agosto e termina em junho. As férias acontecem em janeiro e julho, coincidindo com os períodos das férias no Brasil. Os alunos provenientes de escolas brasileiras, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, passam pelo PIE – Processo de Integração Escolar – realizado de fevereiro a junho, conforme disponibilidade de vagas. Nesse período, os novos alunos fazem uma imersão na língua italiana e são preparados para o novo contexto escolar.

Scuola Materna
dos 2 aos 5 anos

Os primeiros passos de uma vida de aprendizados fazem muita diferença lá na frente.

Scuola Elementare
dos 6 aos 10 anos

Aprendizagem guiada por percursos temáticos.

Scuola Media
dos 11 aos 14 anos

A jornada do aprendizado guiada por percursos transdisciplinares.

Scuola Superiore
dos 15 aos 18 anos

O futuro é logo ali. É preciso estar preparado.

Vida escolar

Anos escolares

Equivalente ao Maternal 2 da Educação Infantil

Equivalente ao Maternal 2 da Educação Infantil

Equivalente ao 1º Período da Educação Infantil

Equivalente ao 1º Período da Educação Infantil

Equivalente ao 1º ano do Ensino Fundamental

Horário Integral: 1x por semana.

Disciplinas: Italiano, Português, Inglês, História, , Geografia, Educação Religiosa, Matemática, Ciências, Arte, Música, Educação Física, Programação.

Equivalente ao 2º ano do Ensino Fundamental

Equivalente ao 3º ano do Ensino Fundamental

Horário Integral: 1x por semana.

Disciplinas: Italiano, Português, Inglês, História, Geografia, Educação Religiosa, Matemática, Ciências, Arte, Música, Educação Física, Programação.

Equivalente ao 4º ano do Ensino Fundamental

Equivalente ao 5º ano do Ensino Fundamental

Horário Integral: 1x por semana.

Formatura e viagem para a Itália

Equivalente ao 6º ano do Ensino Fundamental

Horário Integral: 3x por semana.

Disciplinas: Italiano, Português, Inglês, Espanhol, Matemática, Ciências, Educação Técnica, Informática/Programação, História, Geografia, Arte, Música, Educação Física, Educação Religiosa.

Equivalente ao 7º ano do Ensino Fundamental

Equivalente ao 8º ano do Ensino Fundamental

Esami di Maturità

Equivalente ao 9º ano do Ensino Fundamental

Horário Integral: 5x por semana.

Disciplinas: Italiano, Português, Inglês, Espanhol, História, Geografia, Matemática, Biologia, Química, Física, Filosofia, Educação Religiosa, Educação Física, Arte.
 Latim.
(Liceo Scienze Umane) Ciências Humanas, Direito e Economia Política, Informática/Programação,  Economia Empresarial.

Viagem por 5 capitais da Europa

Equivalente ao 1º ano do Ensino Médio

Estágio

Equivalente ao 2º ano do Ensino Médio

Estágio

Equivalente ao 3º ano do Ensino Médio

Esame di Stato e Diploma Internacional

Intercâmbio

Por meio de acordos com escolas na Itália (Pavia e Arezzo) a Fundação Torino promove o intercâmbio no 3º ano da Scuola Superiore.

Durante períodos de seis meses ou um ano, o aluno é hospedado por famílias de estudantes das escolas com as quais a Fundação Torino tem parceria e depois, no retorno ao Brasil, hospedam estudantes estrangeiros que fazem a experiência no nosso País.

Na 5ª série, os alunos da Scuola Elementare têm a oportunidade de fazer sua primeira viagem internacional com a Fundação Torino. A viagem cultural à Itália conta com visitas a várias cidades, como Pompeia, Vaticano, Pisa, Florença, Veneza e Urbino, cidade patrimônio da humanidade, onde permanecem alguns dias hospedados no Centro de Arte Corte della Miniera. Nesta vivência, nossos alunos, acompanhados por uma equipe de educadores, trocam conhecimentos e têm a oportunidade de conviver  com outros estudantes de vários países. Para a maioria dos alunos é a primeira experiência de independência e torna-se também um marco em suas vidas. Para muitos é a primeira oportunidade de viajar sem a companhia dos pais, o que favorece o desenvolvimento da  autonomia e responsabilidade. Ao retornar, os estudantes estão mais maduros e preparados para outros desafios.
Já na I Superiore, com um pouco mais de idade e conhecimento na bagagem, nossos alunos embarcam em uma experiência que amplia ainda mais seus horizontes, fazendo uma viagem educativa por vários países da Europa, além da Itália. Durante aproximadamente 20 dias, os alunos fazem uma completa imersão na história dos países visitados e têm a chance de colocar em prática os diversos idiomas estudados na Escola. Na companhia da nossa equipe de professores, os alunos vivenciam o que aprendem nos livros, tendo experiências fora da sala de aula que fazem do aprendizado algo mais significativo e marcante em suas vidas.

Projetos exclusivos

Nosso compromisso com a formação dos nossos alunos vai além das atividades curriculares.

De forma integrada às atividades da grade de cada série, os projetos exclusivos são realizados fora do turno regular de aulas e complementam o aprendizado das disciplinas principais.

Assim, os alunos têm a oportunidade de colocar seu conhecimento em prática e aprimorar suas competências mais fortes em iniciativas com propósitos únicos e grande valor para seu desenvolvimento humano.

O primeiro jornal Carpe Diem surgiu em 1996, mas  logo se transformou em uma robusta revista cultural. O objetivo inicial deste projeto, incentivar a leitura e a produção de textos, acabou ganhando uma dimensão muito maior com produções em italiano, português, inglês e espanhol. A revista virou uma propagadora de cultura e laboratório de produção e recepção de textos para os alunos do Ensino Médio.
Iniciado em 2012, com realização anual, a SNU é um projeto idealizado pelos alunos do Ensino Médio da Fundação Torino, que tem como principal objetivo simular o ambiente diplomático da ONU. Os participantes vivenciam a rotina de diplomatas, defendendo a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais. Durante os debates, são produzidos documentos visando à resolução dos problemas em questão. O evento é aberto aos alunos da 3ª Media e Ensino Médio da Fundação Torino e de outras escolas e universidades do Brasil.
Tudo começou em 2003, com a ideia de abandonar livros em espaços públicos, transformando a cidade em uma imensa biblioteca. Ao longo dos anos, o projeto foi crescendo e acabou se transformando em um laboratório de experimentação de linguagens. Hoje, o projeto integra diversas áreas do conhecimento a partir do estudo de temas escolhidos para cada edição. Literatura e artes plásticas, fotografia, leitura, música e até mesmo a cidade já foram temas explorados no projeto. A partir da 15ª edição, realizada em 2018, o projeto transformou-se em um Circuito Literário que proporciona aos alunos contato com autores, feira de publicações, sarau de poesia, entre tantas outras atividades oferecidas durante os dias do evento.

Atividades Extracurriculares

Para que os nossos alunos tenham uma experiência de aprendizado rica e plural, além da grade curricular regular, oferecemos uma série de atividades extracurriculares para aqueles que desejam ou precisam prolongar seu tempo na escola.

Em aulas ministradas por professores especializados, os alunos da Scuola Materna e Scuola Elementare participam de atividades didáticas, lúdicas e esportivas. Isso faz com que, desde cedo, eles aprendam a conciliar seus afazeres, administrar seu tempo e a criar metodologias de estudo que contemplem todos os seus compromissos escolares.

Em parceria com o Minas Tênis Clube, oferecemos aos nossos  alunos cursos de balé, futsal, ginástica artística, jazz, judô e vôlei. Estas atividades podem ser realizadas a partir da Scuola Materna. O objetivo da Escola de Esportes é promover o aprendizado, desenvolvimento e o treinamento dos alunos, tanto para os que desejam praticar a modalidade por lazer, quanto para os que participam, nas categorias de base, de competições oficiais.
Com opções de aulas de canto e aulas de violino, as atividades de musicalização são uma forma de desenvolvimento artístico oferecidos para alunos a partir da Scuola Elementare. As aulas de musicalização desenvolvem a criatividade, trazem bagagem cultural, colaboram para a socialização, estimulam a coordenação motora e trabalham a percepção dos alunos por meio de vários sentidos e estímulos.
Focadas no desenvolvimento lúdico e na capacidade de expressão artística, o curso oferece experimentações de técnicas teatrais para alunos a partir da 3ª Média. As atividades têm como objetivo despertar a sensibilidade e o apuro do olhar de cada aluno para o mundo das artes. As dinâmicas realizadas durante as aulas promovem o trabalho em grupo e a consciência coletiva, além de abordar a literatura pelo viés das artes cênicas.
Para os alunos que se interessam pelo encantador mundo da tecnologia, em parceria com Dhel Robótica, oferecemos aulas práticas a partir da Scuola Elementare. Nestes encontros semanais, os alunos aprendem sobre robótica e têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos, criando robôs programáveis e experimentando as possibilidades da tecnologia. As atividades envolvem conceitos de gestão, programação e design, além de aplicar conteúdos relacionados às disciplinas de Matemática e Ciências.
A partir da 1ª Elementare, para os alunos que precisam permanecer na Escola após o horário das aulas regulares, oferecemos o horário estendido. As crianças matriculadas nessa modalidade contam com acompanhamento de monitores para o almoço, higiene pessoal e realização de deveres de casa.
CTA 1

Fique atualizado sobre as atividades da nossa Escola Internacional

Acesse o blog da Fundação Torino e nos acompanhe

CTA 2