Notícias

Educação para Paz

O mês de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Na Scuola Materna foi trabalhado com as crianças o tema da Páscoa, a EDUCAÇÃO PARA A PAZ.

Os alunos foram levados a refletir sobre como acolher e respeitar as diferenças, compreendendo melhor o contexto de uma Educação para a Paz, que privilegia a convivência com o outro.

Foi produzido um clip ´sobre situações cotidianas, que demonstravam laços de amizade, companheirismo, partilha, solidariedade, dentre outros. Durante 3 dias, as famílias foram recebidas no Auditório da Fundação Torino para assistirem à apresentação de Páscoa e prestigiaram os pequenos caracterizados de coelhinhos e coelhinhas, que fizeram uma apresentação memorável com músicas sobre o tema, nos idiomas italiano, inglês e português.

Divinas Conversas com Antonio Prata

A Fundação Torino realiza no dia 11 de maio, quinta-feira, às 19h30, mais uma edição do projeto Divinas Conversas. Nesta edição, o convidado será o escritor, cronista e roteirista Antonio Prata, que falará sobre “O escritor e a literatura na contemporaneidade”. Prata é considerado um cronista de destaque da sua geração, sendo comparado a grandes nomes como Rubem Braga e Fernando Sabino. A palestra será realizada no auditório do Centro Cultural da Fundação Torino, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (170 lugares).

O projeto Divinas Conversas é um ciclo de conferências que recebe importantes personalidades da literatura para uma conversa com o público. A escritora Marina Colasanti e o poeta, letrista e roteirista, Geraldo Carneiro, são alguns nomes que já participaram da iniciativa.

Sobre Antonio Prata
Filho dos escritores Mario Prata e Marta Góes, Antonio Prata nasceu em São Paulo, em 1977. Tem dez livros publicados, entre eles “Meio intelectual, meio de esquerda” (Editora 34, 2010), que reúne crônicas publicadas em jornais e revistas, e “Nu, de botas” (Cia. Das Letras, 2013), que traz as memórias mais marcantes de sua história. Em 2013, ele foi selecionado pela revista inglesa Granta como um dos 20 melhores jovens escritores brasileiros. Atualmente, Prata escreve para a Folha de S. Paulo, além de atuar também como roteirista de cinema e TV.

 

 

Dicas para navegação segura na internet

A Fundação Torino apoia e compartilha a campanha do Ministério Público de Minas Gerais de navegação segura na internet. Acesse a cartilha elaborada pelo órgão, clicando na imagem abaixo.

Testando o nível do inglês

Os alunos da 3ª Media, 1º e 3º anos da Scuola Superiore participaram da 2ª edição da prova do TOEFL Junior, realizada nas dependências da escola. O Toefl Junior é um exame de proficiência voltado para adolescentes que cursam a segunda metade do ensino fundamental e o ensino médio e estudam o inglês como segundo idioma.

As provas têm por objetivo testar o nível de proficiência na língua inglesa do aluno posicionalmente, ou seja,  favorecer o monitoramento da aquisição das habilidades no uso da língua ao longo dos anos. TOEFL Junior Standard test, contém 3 partes:

– Compreensão oral: avalia a capacidade de compreensão oral em comunicações interpessoais, em instruções e com finalidades acadêmicas.
– Compreensão de leitura: cobre a capacidade de ler e compreender textos acadêmicos e não acadêmicos.
– Forma e significado do idioma: averigua a proficiência em habilidades essenciais como gramática e vocabulário em contexto.

 

O teste TOEFL Junior® é o teste de Inglês reconhecido por mais de 8,5 mil faculdades, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo a Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. E essa lista inclui as 100 melhores universidades do mundo.

 

7 de Abril: Dia de Combate ao Bullying

Para fomentar o debate sobre o bullying e refletir sobre a data 7 de abril, “Dia Nacional Contra o Bullying e à Violência na Escola”, a Fundação Torino convidou, para ministrar uma palestra sobre o tema na Escola, a Defensora Pública, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, que participa da Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), e do Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), criado em 2011 com o objetivo de prevenir a violência e conflitos no ambiente escolar.

A palestra, que versou sobre o tema da diversidade, da construção da paz e mediação no ambiente escolar, aconteceu no dia 6 de abril e contou com a participação de toda a Scuola Superiore e dos terceiros anos da Scuola Media.

O tema da diversidade e do combate ao bullying faz parte do cotidiano educacional na Fundação Torino, uma escola que tem como um dos seus valores fundamentais privilegiar a pluralidade cultural e ética, além de uma formação profissional diferenciada. Nesse sentido, por exemplo, está o plano pedagógico da Scuola Elementare: “Diversidade Cultural”, que atende à lei federal, por meio do Programa Dialogare, com um trabalho sistemático e contínuo de prevenção ao bullying.

Luigi Pirandello: Concurso Uno Nessuno Centomila

Os alunos das turmas do III Liceo Scientifico A e B e o IV Liceo Scientifico  estão participando do concurso nacional Uno Nessuno Centomila, em celebração dos 150 anos do nascimento de Luigi Pirandello.

Para isso, fizeram um projeto que consiste em escrever um roteiro, para apresentação, inspirado em um romance teatral de Pirandello. Uma comissão escolherá os melhores trabalhos, que serão representados na ocasião das manifestações ligadas às celebrações do aniversário do nascimento do dramaturgo, que acontecerão na sua cidade natal, Agrigento, e em muitas universidades na Itália e no mundo