Atentado Poético chega à 15ª edição e dá início ao mais novo circuito literário de BH

A Fundação Torino Escola Internacional comemora os 15 anos do seu projeto artístico-cultural, Atentado Poético, transformando-o em um Circuito Literário. Tendo o livro como homenageado e tema central de todas as atividades, a instituição preparou uma programação variada que envolve desde oficinas, que abordam as etapas do processo de criação e produção de uma obra literária, até uma grande Feira de editoras com diversas atrações voltadas ao público infanto-juvenil. O I Circuito Literário Fundação Torino será realizado no dia 24 de março, a partir das 9h, na rua Jornalista Djalma Andrade, 1300, Belvedere, aberto ao público e com entrada gratuita.

A proposta do Circuito Literário é reunir os alunos e toda a comunidade em um evento que contará com sarau poético-musical, mostra de curtas, editoras convidadas, arte gráfica, exposições, contação de histórias, literatura digital e bate-papo com autores e autoras de literatura jovem.

“Em 2018, o Atentado Poético faz 15 anos, achamos que era o momento de ampliá-lo e transformá-lo em um Circuito Literário. Após uma fase de intensa experimentação de linguagens, o projeto reencontra suas origens na literatura. Ao longo de todos esses anos, já trabalhamos as artes plásticas, a música, a arte pública, a fotografia e até a cidade já foi tema do projeto. O diálogo com temas da contemporaneidade continuará a existir, mas sempre pelo viés literário,” explica a coordenadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes.

Como parte das atividades comemorativas do Atentado Poético e da inauguração do seu I Circuito Literário, a Fundação Torino ofereceu aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas etapas do processo de criação e produção de um livro, por meio de oficinas ministradas por profissionais de grande reconhecimento em suas áreas de atuação: Nelson Cruz e Angelo Abu, respeitados ilustradores no mercado editorial brasileiro e internacional, estiveram à frente das oficinas de ilustração; as escritoras Flavia Peret e Mariana Zande, também professoras do Curso de Estratégias Narrativas, foram as responsáveis pelas oficinas de Escrita Criativa; Flavio Vignolli, conhecido produtor de artes gráficas em BH, proprietário da Tipografia do Zé, ministrou a oficina de tipografia e Alice Gontijo e Ana Paula Garcia, artistas gráficas e pesquisadoras das artes do livro, conduziram as oficinas de encadernação artística.

***

PROGRAMAÇÃO

FEIRA DE LITERATURA _ no salão eventos
9h às 10h45 – “No spoiler” – Feira de Literatura dos alunos do PIE, II e III Media
Entre clássicos e sucessos contemporâneos, os alunos prepararam 60 apresentações criativas e interativas sobre os livros escolhidos.

 

ROOFTOP CULTURAL _nas varandas do 3º andar

10h45 – “Clássicos para apressadinhos” – I Media (curtas apresentações sobre três clássicos da literatura: Aventuras de Tom Sawyer, Ilíada e Dom Quixote).
11h – 12h15 – Sarau poético-musical – apresentações dos alunos da Scuola Superiore.

9h às 12h – Piquenique literário

De olho no Atentado – mostra de monóculos com fotos de edições antigas.

 

 

“QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO!” _no auditório
Contação de histórias para os alunos da Elementare e Materna
8h30 às 9h / 9h15 às 9h45 / 10h às 10h30 / 10h45 às 11h15

MOSTRA “CURTA OS CURTAS” _no auditório
12h15 – Apresentação de curtas-metragens produzidos pelos alunos da Fundação Torino e de vídeos de edições antigas do Atentado Poético).

EDIÇÃO ESPECIAL DO DIVINAS CONVERSAS – LITERATURA JOVEM_no auditório
13h15 – 15h15 – Participação dos escritores: Lavínia Rocha, Marcos Motta e Paula Pimenta
15h15 às 16h – Mesa de autógrafos com os escritores convidados

 

 

SALÃO DAS EDITORAS_ no foyer
Presença de várias editoras convidadas: Quartoamado, Lote 42, Coletivo Mofo, Funil, Banca Gonçalves, Tipografia do Zé, Um poema por dia, Aletria, Mazza Edições, Livraria SBS, Miguilim, Livraria da Rua, Autêntica, Magia dos Livros, Grupo Lê, Bamboleio, Entrecampo, Pen e Paper.


OUTRAS ATRAÇÕES

Exposição fotográfica Atentado Poético 15 X 22
Impressão de carimbos em 3D
Coletivo Ha Ha Ha
Carteiros poetas


PARA MATAR A FOME

O Compoteiro
Morada Mexicana
Meu Brigadeiro
Tiki Bike

***

Ver todas as notícias