Diálogos entre culturas: quando ideias se encontram

Conversar pela internet por meio de vídeos já é uma prática bastante comum no dia a dia. Sites como o skype oferecem opções de conversas instantâneas em vídeo, conectando várias pessoas ao redor do país e do mundo. Mas esse recurso não é útil apenas no ambiente profissional: as videoconferências também podem ser usadas nas escolas pelos professores, tornando a aula mais dinâmica para os alunos.

Foi isto que aconteceu no mês de março com os alunos da  Scuola Elementare. As crianças da 4ª série participaram de  um projeto muito interessante, que consistiu na discussão de ideias, através de cartas individuais, entrevistas gravadas e ligações pelo Skype, com outras escolas italianas no mundo.

A partir dessa iniciativa, os alunos puderam conhecer mais de perto as características do país, povo e cultura, vendo os elementos diferentes e, supostamente, parecidos que existem entre eles e as crianças de outros países ao redor do mundo, das várias escolas italianas.

Durante essas ligações, os meninos, depois de se apresentarem, elaboraram algumas perguntas e discutiram vários assuntos. Na ultima ligação, eles conversaram sobre as estações: aqui estávamos no verão e na Turquia ainda era inverno. Interessante também foi observar o momento em que estava acontecendo a ligação: às 8 horas, no Brasil, e às 14 horas, na Turquia , ou seja, o primeiro horário aqui e a saída da escola lá.

Também houve contato via Skype com a escola Marco Polo de Istambul e com a escola italiana de San Francisco, onde a ex-professora da Fundação Torino, Letícia Rocha Dias, responsável pelo projeto, trabalha agora.

Os alunos se conheceram melhor através de várias perguntas e aprenderam várias palavras novas em línguas diferentes, o que foi enriquecedor para todos. Essa iniciativa reforçou ainda mais a internacionalidade da Fundação Torino.