Perguntas frequentes

Ao lado, apresentamos as respostas para as perguntas mais frequentes que recebemos sobre nossa escola.

Estamos prontos para atendê-lo e mostrar as vantagens de se estudar em uma escola internacional. Se você tiver alguma dúvida adicional, entre em contato conosco.

Sobre educação

Por que as aulas começam em agosto e não no início do ano, como as outras escolas?

A Fundação Torino possui um calendário boreal. Assim, como na Europa, o ano letivo inicia em agosto e termina em junho do ano seguinte.

Mas, então, o aluno novato fica um semestre sem estudar e só entra na escola em agosto?

Não, o aluno novo faz um semestre de preparação, chamado PIE, em que ele aprende italiano e algumas outras matérias para se nivelar à sua futura turma e se adaptar a rotina da Fundação Torino.

O curso da Fundação Torino prepara os alunos para os vestibulares nacionais?

A Fundação Torino prepara o aluno para a vida, independente de sua escolha. Sendo assim, ele estará apto para escolher os vestibulares brasileiros ou fazer inscrições em universidades europeias.

Sobre presença internacional

Todo aluno precisa passar pelo processo de intercâmbio no exterior?

Não, a experiência do intercâmbio é opcional. O aluno tem várias formas de conviver com a cultura: na própria Fundação Torino, em contato com alunos de várias nacionalidades, através das viagens para o exterior, na Scuola Elementare e Media, ou através do intercâmbio. Todas são enriquecedoras e acompanhadas pela escola.

Em quais países o diploma da Fundação Torino é aceito?

O diploma de conclusão do Ensino Médio na Fundação Torino além de ser válido no Brasil é aceito em toda a Europa.

Sobre a admissão na escola

Como ingressar na Fundação Torino?

Nosso calendário é o boreal, cujo início se dá em agosto e o término em julho do ano subsequente. Para a 1ª série do Ensino Fundamental os alunos terão entrada direta, conforme a disponibilidade de vagas. Para o ingresso da 2ª a 9ª série do ensino fundamental é necessário um processo de adaptação do aluno à nossa realidade. Para adaptação ao nosso currículo, didática e língua italiana, nossos alunos ingressam num curso de integração escolar, o PIE. O processo de sondagem para integração no PIE é constituído de duas etapas, nas quais o aluno deverá ser aprovado para a efetivação da matrícula.

Como participar do processo de sondagem?

Os interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição que se encontra no site. O setor responsável retornará com as informações necessárias. A inscrição para a Sondagem também pode ser feita, pessoalmente, na escola, através de agendamento de horário pelo número 3289-4200. A inscrição somente será aceita para a série subsequente àquela que o aluno está cursando no corrente ano.

A Fundação Torino é apenas para estrangeiros? Ela é apenas para funcionários da Fiat?

Não, hoje a Fundação Torino é aberta ao público, independente da nacionalidade do aluno ou do vínculo de trabalho família.

Meu filho terá que fazer uma prova de idiomas para entrar na escola?

Faz parte do processo de seleção atividades objetivas da área linguística: português e inglês, e também matemática. Os outros idiomas, principalmente o italiano, serão ensinados durante as aulas, de acordo com o nível e faixa etária dos alunos.

Sobre mensalidades

Qual o valor da mensalidade?

A mensalidade varia de acordo com o nível escolar e a carga horária do alunos. Entre em contato conosco e teremos prazer em explicar-lhe.

Quais são os convênios que a Fundação tem?

A Fundação Torino possui convênios com algumas empresas/associações em Minas Gerais e também pratica uma política de descontos. Consulte-nos.

Existem programas de bolsas?

Não. A Fundação Torino é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo, entre outros, promover atividades educacionais, conforme legislação brasileira e italiana, bem como artísticas e culturais relacionadas à Cultura Italiana. Por força de seu estatuto social , não possui uma política de concessão de bolsas de estudo.

No entanto, a Escola possui uma política de descontos:

• Família Fundação Torino: 10% de desconto para cada aluno a partir do 2º filho.
• Empregados Grupo FCA/CNHi: 15% de desconto.
• Professores da rede particular, por força dos acordos coletivos de trabalho.
• Filhos de ex-alunos:  5% de desconto.
• Indicação de outros alunos: 5% para cada indicação, limitado a 20%. Válido apenas para o ano letivo em que houver a indicação.
• Convênios: Associação Moradores do Bairro Belvedere, Associação Amigos do Bairro Belvedere.

Consulte detalhes no Setor de Atendimento da Escola.