PIE

O Processo de Integração Escolar é um curso projetado especificamente para os alunos aprovados no Processo de Seleção da Fundação Torino. Embora a proposta possua maior enfoque no ensino/aprendizagem da língua italiana, o aluno também conta com disciplinas da matriz curricular brasileira.

Além do aspecto do conteúdo programático, é objetivo do PIE integrar o aluno novato ao ambiente escolar, promovendo sua interação com o novo grupo de colegas e garantindo uma adaptação tranquila e processual à filosofia e metodologia de ensino da Escola.

O PIE acontece durante o primeiro semestre de cada ano e a partir de agosto, os alunos que frequentaram esse processo são inseridos nas respectivas séries regulares, pois o nosso ano letivo inicia-se no meio do ano civil (vigência: agosto a junho).

Só é possível a participação no processo seletivo de alunos que tenham concluído até o 8º ano do Ensino Fundamental, já que a última possibilidade de ingresso na Fundação Torino para alunos das escolas brasileiras é o 9º ano.

Serviço de Psicologia Educacional

O Serviço de Psicologia Educacional da Fundação Torino atua de forma integrada com todos os segmentos do sistema educacional da escola e junto aos alunos, professores e famílias, buscando promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Atividades desenvolvidas

• Processo de sondagem: seleção de alunos novatos.
  • Projeto Quebra Nozes: acolhimento e integração dos alunos novatos ao contexto escolar. Luciana?
  • Orientação Vocacional/Pro_Fut: projeto desenvolvido com os alunos da 3ª Media (Scuola Media) e do PIE da Scuola Superiore e tem o objetivo de informar, acompanhar, dar suporte e preparar os alunos para o momento de transição entre a Scuola Media e a Scuola Superiore.
  • Atendimentos Individuais/Grupo: Espaço de escuta e desenvolvimento de atividades junto aos grupos de alunos mediante situações emergentes que necessitem de intervenções para um melhor relacionamento interpessoal e aproveitamento escolar. Os atendimentos são realizados mediante solicitação de pais, alunos, professores, coordenadores e/ou Direção da Fundação Torino.