Já sou Fundação Torino - Acesso Exclusivo

Protocolos de Saúde e Segurança


As informações a seguir referem-se aos protocolos básicos de segurança, adotados pela Fundação Torino, para prevenir a transmissão da COVID-19 em todos os ambientes da escola.

Disponibilizaremos os detalhamentos dos protocolos, à medida que as autoridades definirem os critérios e datas para a reabertura das escolas.

Aulas em modelo híbrido

Em relação ao retorno às aulas presenciais, ainda não há definição sobre a data. Estamos localizados em Nova Lima e seguimos as orientações dos órgãos educacionais e sanitários do Estado e do Município, as normativas do Ministério Italiano, mas também o direcionamento dado por nosso Conselho Executivo e pelo time de saúde e segurança de nossa mantenedora, que nos assessora com técnicos e médicos especialistas.

Segurança

Estamos preparados para proporcionar aos alunos um retorno seguro, assim que permitido, garantindo a qualidade de nossos serviços, com estrutura e recursos adequados às necessidades atuais.

Atualizações

Os protocolos e as respostas do FAQ poderão sofrer alterações, conforme orientações e diretrizes dos órgãos competentes de saúde, bem como diante da necessidade da adoção de melhores práticas no combate/prevenção à COVID-19.

Esta página será atualizada sempre que tivermos novas definições ou necessidades em função do cenário pandêmico. Entraremos em contato, por meio de nossos canais oficiais de comunicação, sempre que publicarmos atualizações. Contamos com o apoio e a parceria de toda a nossa comunidade escolar. Estamos juntos nesse desafio!

24 medidas básicas de segurança

No modelo híbrido, teremos a combinação de aulas on-line e presenciais. Aqueles que optarem por permanecer, exclusivamente, no ensino remoto poderão continuar seus percursos didáticos por meio das aulas on-line.

Somente alunos, professores e funcionários poderão ter acesso ao ambiente escolar. O acesso de pais às dependências internas da Fundação Torino estará suspenso e só será permitido em casos de emergência.

Portaria Materna: Alunos da Scuola Materna ⋅ Portaria Centro Cultural / Foyer: Alunos da Scuola Elementare ⋅ Portaria da Avenida de Ligação: Alunos da Scuola Media e Superiore ⋅ Portaria principal: Professores e funcionários.

Haverá escalonamento no horário de entrada e saída dos alunos. Com exceção da Scuola Materna, que continuará a oferecer dois turnos, todas as aulas acontecerão no turno da manhã. Não haverá almoço na escola.

A fim de mapear quem está ou não apto a comparecer à escola, todos deverão preencher, diariamente, um formulário de autoavaliação de saúde, disponível no aplicativo ClipEscola, antes da chegada ao ambiente escolar. O procedimento para os alunos da Scuola Materna será informado posteriormente.

A temperatura corporal de alunos e educadores será verificada em todas as portarias da escola no momento da entrada.

Será obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no ambiente escolar, observando-se a necessidade das trocas de acordo com o tempo de uso. As máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas.

Durante todo o tempo de permanência na escola, os alunos e educadores serão orientados a seguir diversas medidas de higiene, tais como: uso de máscaras, distanciamento social, não manter contato físico ao cumprimentar, não tocar o rosto, lavar as mãos regularmente, entre outras.

Alunos, educadores e colaboradores receberão treinamentos específicos acerca de medidas sanitárias e de higiene para prevenir a disseminação da COVID-19, além de técnicas apropriadas para manuseio dos EPIs.

Diversos materiais informativos, sinalizações e demarcações de espaços serão distribuídos em locais específicos e estratégicos da escola para orientar sobre procedimentos e recomendações.

As carteiras serão identificadas por aluno e estarão posicionadas de forma a garantir o distanciamento protocolar entre elas. As salas de aula permanecerão com a ventilação natural e serão higienizadas também nos horários de intervalos.

Os escaninhos poderão ser utilizados, desde que respeitadas as orientações sobre seu uso. Haverá, regularmente, higienização e sanitização do mobiliário.

As excursões e viagens, nacionais e internacionais, promovidas pela escola serão suspensas até segunda ordem.

Na primeira fase de abertura, não haverá a oferta de atividades extracurriculares. A retomada será realizada posteriormente, após análise da dinâmica do modelo híbrido.

Na primeira fase do retorno, a Biblioteca estará fechada.

O Espaço Maker não estará aberto neste momento, pois o foco da escola é garantir a segurança dos alunos e evitar qualquer situação que possa gerar aglomerações. A retomada dessa atividade poderá ser realizada posteriormente, após análise da dinâmica do modelo híbrido.

Recomenda-se a troca e lavagem diária dos uniformes. Evitar uso de acessórios pessoais como brincos e outros adornos. Levar apenas cadernos e livros essenciais, considerando as aulas do dia. Estão proibidos brinquedos, jogos e demais objetos que possam ser compartilhados.

Todos devem utilizar garrafas ou copos de água individuais, devidamente identificados, e lavá-los diariamente em casa com produtos desinfetantes.

Os espaços e horários designados para lanche serão específicos por turma/série. Os espaços serão abertos e arejados. Cada aluno deverá ter o seu lanche individual, preferencialmente trazido de casa, mas haverá a possibilidade de aquisição do kit lanche, fornecido pela Sodexo.

A frequência de limpeza de todos os banheiros será intensificada, tendo em vista as orientações para o combate à COVID-19. Todos os banheiros terão o limite de ocupação sinalizado na entrada.

Nossa enfermeira é capacitada para prestar os primeiros atendimentos aos alunos e educadores. Casos diagnosticados com sintomas do vírus serão encaminhados para assistência médica/hospitalar, externa à escola, conforme protocolos adicionais.

Escritórios e salas de professores terão ocupação reduzida. Os professores trabalharão na sala de aula atribuída ou em áreas abertas, com espaço adaptado.

Neste momento, o contato da secretaria com as famílias só será realizado de forma virtual. Eventuais demandas devem ser encaminhadas por e-mail – alunos da Scuola Materna para materna@fundacaotorino.com.br e os demais para secretaria@fundacaotorino.com.br – ou pelo aplicativo ClipEscola.

A frequência de higienização dos espaços será intensificada. Toda a equipe receberá treinamento sobre o rigor exigido na limpeza dos espaços e será orientada sobre a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). Dispensers de álcool gel e tapetes sanitizantes estarão disponíveis em diversos pontos da escola.

Checklist

Não saia de casa sem antes conferir nossa checklist. Listamos os cuidados e procedimentos essenciais para um retorno seguro às atividades presenciais.

CLIQUE AQUI

Perguntas Frequentes

Veja aqui as perguntas mais frequentes sobre as novas diretrizes de funcionamento da escola;

CLIQUE AQUI